Skip to content

Apãodequeijaria
Expansão

Comercial

O melhor pão de queijo da cidade merecia um espaço maior para acolher seus clientes e amantes desta iguaria mineira. O sucesso de vendas de uma pequena loja no coração da Savassi, um bairro movimentado de Belo Horizonte, foi tão grande que logo surgiu a necessidade de ampliar o espaço para receber um maior número de clientes.

O projeto foi concebido com foco nas pessoas e na relação com a rua. Para atrair o público externo, criamos pontos focais internos com elementos impactantes. Um pé-direito duplo na entrada da nova loja destaca uma grande arte temática sobre o universo do pão de queijo em uma parede amarela, remetendo à cor dos queijos. Além disso, uma parede iluminada exibe os queijos curando, criando um visual marcante.

FICHA TÉCNICA

Nome do projeto: Apãodequeijaria – Expansão
Tipologia: Comercial – Loja de rua
Cliente: Apãodequeijaria
Ano do projeto: 2015
Término de construção: 2016
Área construída total: 160m²
Localização: Funcionários (Savassi), Belo Horizonte, MG, Brasil

EQUIPE

BLOC Arquitetura Imobiliária
Alexandre Nagazawa
Bruno Fontes
Fabrício Malaquias
Luiz Felipe Quintão
Marina Garcia
Andréia Campos
Cristiano Dayrell

FOTOS: Everton Funghi

A necessidade de espaço para mesas setorizou naturalmente as intervenções. A nova loja acomoda as mesas, enquanto a antiga permanece com o operacional pesado. O balcão de atendimento foi ampliado e reformado para expor adequadamente os produtos frescos. Mantivemos o cantinho preferido dos proprietários com uma mesa exclusiva na frente, protegida por painéis cimentícios. O andar de cima foi reformulado para garantir a ampliação da produção, bem como receber funcionalidades antes não previstas na loja original menor.

O resultado é um ambiente casual e descontraído, decorado com arte, quadros de premiações, fotografias e personagens icônicos que deixam o espaço alegre e acolhedor. A Apãodequeijaria, vista da rua, com o aroma de pão de queijo recém-assado e as mesas espalhadas na calçada, convida os passantes a se sentarem e desfrutarem deste espaço querido pelos belorizontinos.