Skip to content

Aimorés SP

Uso misto

Neste projeto de uso misto, buscamos harmonia com a rica história e vibrante paisagem urbana do hipercentro de Belo Horizonte. Localizado na junção das Ruas dos Aimorés e São Paulo, dentro do Conjunto Urbano da Avenida Álvares Cabral e seu entorno protegido, o empreendimento está inserido em meio a um importante contexto histórico e arquitetônico da cidade.

A Avenida Álvares Cabral, um eixo vital que liga o Centro à região de Lourdes, é cruzada pela imponente Avenida Bias Fortes. Embora circundada por estruturas históricas e edifícios mais baixos, nossa área de estudo enfrenta um entorno predominantemente vertical. Diante desse cenário, nosso objetivo é uma integração suave e respeitosa, minimizando impactos visuais negativos.

FICHA TÉCNICA

Nome do projeto: Aimorés SP
Tipologia: Uso misto
Cliente: Particular
Construção: Projeto em desenvolvimento
Ano do projeto: 2022
Término de construção:
Projeto em desenvolvimento
Área construída total: 5.330m²
Localização: Lourdes, Belo Horizonte, MG, Brasil

EQUIPE

Alexandre Nagazawa
Matilde Barros
Bruno Fontes
Bruno Oporto
Fábio Oliveira
Laura Melo

Seguindo estratégias anteriores, aprovadas pela legislação vigente, enfatizamos a redução da altura e o recuo dos limites frontais, mantendo uma escala e altimetria que consideramos adequada, em harmonia com as construções vizinhas e o contexto urbano do conjunto tombado.

A legislação permite que os edifícios sejam construídos próximos às divisas laterais, resultando na proliferação de empenas cegas pela cidade. Para contornar esse cenário, optamos por um grande painel de arte urbana na esquina voltada para a Avenida Bias Fortes, enriquecendo a paisagem com um tratamento estético inusitado para o local.

A diferenciação do design do edifício começa nas fachadas, desafiando o padrão tradicional do hipercentro repleto de extensas fachadas monótonas e sem qualquer tipo de tratamento estético. Em nosso projeto, o dinamismo dos planos de abertura, resultado do cuidadoso deslocamento dos vértices da estrutura em grelha, cria uma interação única com a luz e a sombra ao longo do dia, conferindo movimento e ritmo diversificado em todas as fachadas.

Priorizamos também o espaço verde no nível térreo, reservando uma generosa área permeável para um jardim frontal acessível ao pedestre, integrando a natureza à vida urbana. Nos andares superiores, terraços ajardinados oferecem uma conexão com a natureza, proporcionando espaços abertos de convívio coletivo com vistas panorâmicas das avenidas.

Os materiais foram cuidadosamente selecionados, destacando a forma pura do design do edifício através de um exoesqueleto estrutural em grelha. Concreto aparente e vidros 100% translúcidos combinam-se harmoniosamente no volume principal, enquanto a vegetação adorna a base do prédio, conferindo uma estética contemporânea e acolhedora ao nível do pedestre.