Bloco
Instalação Artística
Uma provocação que destaca um elemento comum e relegado. O andaime do canteiro de obra revela-se de maneira instigante e inusitada, criando uma grande massa sólida, mas que é ao mesmo tempo permeável, transponível e etérea.
Nessa estrutura, encontramos uma beleza inesperada, um jogo de luz e sombra que impressiona, um contraste com o céu que toca a alma. As sombras no chão formam um mosaico vivo da trama erguida.
Nome do projeto: Bloco
Tipologia: Instalação Artística
Cliente: CASACOR Minas Gerais
Ano do projeto: 2024
Término de construção: 2024
Área construída total: 196m²
Localização: Olhos D’água, Belo Horizonte, MG, Brasil
BLOC Arquitetura Imobiliária
Alexandre Nagazawa
Matilde Barros
Bruno Fontes
Bruno Oporto
Fábio Oliveira
João Paulo Souto
Laura Melo
Tatiany Bicalho
CURADORIA: Larissa Porto Cangussu
FOTOS: Jomar Bragança / Alexandre Nagazawa
ANDAIMES: Brasiloc
ILUMINAÇÃO E AUTOMAÇÃO: Templuz
TRANSPORTE E INSTALAÇÕES: Grupo EPO
MOBILIÁRIO: Omnstudio
PLACA: Construtora Terrazzas
MONTAGEM: GA Andaimes e Montagens
VÍDEO: Pixel Filmes
Como uma espécie de edifício inacabado, os andaimes, retirados diretamente da obra, estão marcados pelo concreto, pela pintura, pelo desgaste do tempo. A rugosidade e as texturas remetem à construção do Espaço 356, com seus vazios, superfícies e estruturas ruidosas, esquecidas, mas agora reveladas.
Essa estrutura cúbica de mais de treze metros nos convida a caminhar por ela, a perder-se e encontrar-se, a olhar para dentro e refletir sobre novas formas de ver.
Na interseção do olhar e da percepção das formas, as obras de Olavo Machado Neto se posicionam como um mobiliário suporte à contemplação em torno do Bloco, encaixando-se de maneira serena e leve. Com seus planos e linhas silenciosas, observam o grande volume à sua frente.
Mostramos que a beleza pode surgir em lugares, superfícies e situações inusitadas, numa sociedade acostumada ao liso, ao brilhante, ao novo, onde o imperfeito é combatido, o provisório mal visto e o profundo raramente alcançado.
Agradecimento Especial
Tivemos a honra de contar com o apoio da BRASILOC, que forneceu mais de 20 toneladas de andaimes em estado de pré-manutenção, abraçando gentilmente o conceito de nossa obra.
Ao GRUPO EPO, nossa profunda gratidão pela parceria e amizade de mais de 14 anos, e pelo apoio logístico e de instalações.
Ao Olavo Machado Neto do Omnstudio, por agregar beleza à paisagem da esplanada com suas fabulosas peças em aço.
E, finalmente, gostaríamos de destacar nosso agradecimento a cada membro das equipes do ESPAÇO 356, CASACOR Minas Gerais, montagem, elétrica, transporte, segurança e limpeza. Sem vocês, nada disso seria possível.