Skip to content

Casa Galeria Vale dos Cristais

Residencial unifamiliar

O condomínio Vale dos Cristais, em Nova Lima, MG, destaca-se por sua beleza natural ímpar, oferecendo vistas deslumbrantes de um mar de morros verdejantes e espetaculares nascer e pôr do sol. O terreno escolhido pelos proprietários para sua futura morada é um local privilegiado, situado em um dos pontos mais altos do condomínio. Dali, é possível apreciar a magnífica vista de um grande vale preservado de Área de Proteção Permanente (APP) e o skyline verticalizado de Vila da Serra e Belvedere, emoldurados pela estrutura singular da nova edificação proposta.

Contudo, essa vista maravilhosa vem acompanhada de desafios. O terreno extremamente declivoso exigia uma implantação cuidadosa para acomodar um programa extenso, com a necessidade de uma grande área plana e contínua. Para nossa surpresa e satisfação, o cliente nos pediu uma casa-galeria que pudesse abrigar sua vasta coleção de arte, protegida do sol, mas iluminada por luz natural indireta e difusa. A galeria deveria ser integrada, mas ao mesmo tempo separada do programa tradicional da casa, refletindo sua paixão pela arte e pelo ofício.

FICHA TÉCNICA

Nome do projeto: Casa Galeria Vale dos Cristais
Tipologia: Residencial unifamiliar
Cliente: Particular
Construção: Privilège Construtora
Ano do projeto: 2016
Término de construção:
Em construção
Área construída total: 1.771m²
Localização: Vale dos Cristais, Nova Lima, MG, Brasil

EQUIPE

BLOC Arquitetura Imobiliária e Joana César Magalhães
Alexandre Nagazawa
Luiz Felipe Quintão
Joana César Magalhães
Bruno Fontes
Isadora Dawson
Marina Garcia
Sofia Lobato
Rafael Batista

Nosso desafio foi criar um design à altura das expectativas dos clientes, ambos grandes amantes das artes e arquitetura. Assim, a casa foi concebida como um grande objeto de design: escultórico, plástico, belo e marcante, mas equilibrado o suficiente para destacar as obras da galeria sem perder sua singularidade na paisagem.

O programa foi distribuído em dois grandes pavilhões: um para a galeria e outro para a residência. No primeiro nível, encontram-se a galeria, dois escritórios, um voltado diretamente para a galeria e outro mais reservado junto de terraços privativos, garagem para oito carros, acomodações para os funcionários e cômodos técnicos. A galeria se desenvolve ao redor de uma grande circulação rampada, que margeia o salão principal e oferece múltiplos ângulos de apreciação das obras de arte.

No mesmo pavilhão, em um segundo nível, está o programa residencial, com uma grande cozinha, uma ampla área de jantar e estar integradas, que oferecem vistas para a galeria, o coração da edificação, e também para a frente e os fundos do terreno. Esta área comum é o ponto de articulação entre os dois grandes volumes, distribuindo o restante do programa íntimo e de serviços.

O segundo bloco, localizado no ponto mais alto do terreno, acomoda quatro suítes com estar íntimo, lazer coberto e descoberto, além de uma grande piscina de raia e borda infinita. O spa possui sauna integrada à piscina e área de descanso externa. Uma academia se abre para a vista do vale, próxima da piscina, em uma ampla área avarandada que emoldura a paisagem dos morros ao fundo.

A materialidade da construção não poderia ser mais elegante e básica. O concreto aparente ripado encapsula a edificação, com os dois prismas sólidos emoldurando as vistas abertas por grandes panos de vidro translúcidos. Brises de madeira bloqueiam o sol forte da tarde, enquanto as portas camarão em madeira permitem abrir ou fechar toda a vista do vale conforme desejado. O verde do paisagismo, combinado com o concreto das fachadas e as pedras nobres dos pisos, compõe uma paleta nobre e austera para a edificação.

O paisagismo foi pensado como um fator integrador ao cerrado mineiro, utilizando forrações e espécies do bioma local, com inserções contemporâneas para delinear volumes, caminhos com rochas e transições entre áreas sociais e íntimas. Tudo foi planejado para valorizar a beleza natural da vista e da mata que circunda o vale.

PLANTAS