Jardim Casa Mall
Comercial – Shopping Mall
A demanda inicial do cliente era o desenvolvimento de um típico centro comercial de beira de estrada, com vagas na frente, muita vitrine, um galpão aberto para a rua. Entretanto, com a vocação do empreendimento sendo direcionada para o setor de design e decoração, surgiu a necessidade de explorarmos muito mais o apelo estético do edifício. Foi a chance que agarramos para a concepção de um ícone na paisagem ruidosa e movimentada à beira da BR-040, onde o olhar sempre passa rápido, o entorno se apresenta degradado e manchado pela poeira do minério.
A solução dicotômica, de abrir uma mega caixa de vidro para a rua e ao mesmo tempo protegê-la das orientações solares mais castigantes, veio com o design de uma espécie de exoesqueleto de brises. Com eles, criamos planos de sombreamento ao longo de todos os lados de vitrines, ao mesmo tempo em que o desenho das peças pôde criar um objeto muito diferenciado na paisagem.
Nome do projeto: Jardim Casa Mall
Tipologia: Comercial – Shopping Mall
Cliente: Grupo EPO
Ano do projeto: 2011
Término de construção: 2015 (bloco 1), não construído (bloco 2 e 3)
Área construída total: 22.000m² (5.700m²- bloco 1 contruído e 16.300m²- bloco 2 e 3 não construídos)
Localização: Jardim Canadá, Nova Lima, MG, Brasil
BLOC Arquitetura Imobiliária
Alexandre Nagazawa
Ravi Motta Stoutz
Belisa Murta
Dânia Santos Lima
Gustavo Veloso Coelho
Janaína Lopes Nogueira
Luiz Felipe Quintão
Megg Souza
Stephanie Assaf Mesquita
Equipe ARLo
Ricardo Gomes Lopes
Priscila Araújo
Bruno Schreiber
Fábio Oliveira
FOTOS: Jomar Bragança / Alexandre Nagazawa
FILME: Pixel Filmes
ANDAIMES: Brasiloc
LUMINOTECNIA: Gilza Carvalho
PAISAGISMO: Mercado Verde
O sistema de brises em aço na cor ferrugem continha quatro padrões de desenho. O vértice se movimenta na vertical, criando triangulações e geometrias diversas, ao mesmo tempo em que o espaçamento diferenciado ao longo de todo perímetro do edifício cria um movimento fluido, suave e escultórico.
Explorando ao máximo a possibilidade de lojas térreas, semi-enterramos um primeiro pavimento, protegendo-o da paisagem ruidosa do entorno da BR, ladeando todo seu afastamento frontal com um paisagismo minimalista e sereno. Um segundo térreo foi criado com acesso direto pela Av. Canadá, uma das principais do bairro. Assim, tivemos a possibilidade de exploração de dois pavimentos térreos, ambos voltados diretamente para a rua, cada um num nível distinto e com potencialidades diferentes.
O resultado é um edifício que se destaca na paisagem, em meio ao intenso e rápido movimento da BR. Como uma escultura, ele se abre e fecha a depender do ângulo de observação, criando relações e percepções de luz e sombra em constante mutação ao longo do ano, devido à movimentação do sol com as estações. É um prédio sereno, silencioso, que dialoga com o entorno num tom ameno, na cor do minério, com movimentos suaves e plásticos.
O Bloco 1, construído, abrigou em 2015 a 1ª fase de um centro comercial voltado para design de interiores, mobiliário e casa. A 2ª fase não prosperou, paralisando o complexo comercial em apenas um bloco.
Posteriormente, em 2018, o edifício do Bloco 1 passou por um grande retrofit. O mesmo time de projeto, BLOC Arquitetura e ARLo Arquitetos, foi convidado a se juntar ao grande arquiteto Gustavo Penna para o desenvolvimento do Mercado da Boca, um centro gastronômico impactante e que obteve um gigantesco sucesso. Com a pandemia em 2020 a operação comercial fechou e, depois da reabertura do comércio pós crise sanitária, o empreendimento foi definitivamente encerrado no Jardim Canadá.
Em 2023, mais uma vez revitalizado, o prédio recebeu o cuidadoso e respeitoso projeto do arquiteto Sérgio Viana para um grande centro de eventos, o Contemporâneo Hall. O design base se manteve o mesmo do projeto original, com inserções e atualizações importantes para o novo uso. Imponente como sempre, o prédio se adequou perfeitamente ao segmento de eventos, que sempre busca edifícios de impacto, com design diferenciado e grandes vãos abertos.