Skip to content

Soul

Residencial Multifamiliar

A região do bairro Santa Efigênia se destaca como um polo na área de saúde. É comum encontrar consultórios médicos, farmácias e laboratórios espalhados pela paisagem local. Apesar dessa intensa atividade, o bairro mantém sua essência residencial, com diversos edifícios multifamiliares e algumas casas unifamiliares remanescentes, muitas das quais foram adaptadas para abrigar clínicas e estabelecimentos voltados ao bem-estar.

A paisagem do bairro é uma interessante mistura de edifícios comerciais e residenciais verticalizados, áreas horizontais e pequenas construções isoladas. Com ruas arborizadas e um trânsito geralmente tranquilo, o bairro conserva um charme bucólico e oferece uma atmosfera agradável. A vida no bairro é ativa tanto de dia quanto à noite, beneficiando-se dos múltiplos usos residenciais e comerciais que coabitam a região.

Como é uma construção em uma esquina bem exposta, com potencial de impacto significativo sobre o entorno imediato, o cuidado na implantação foi essencial. A esquina em ângulo reto moldou o prédio, que se destaca por um jogo de saliências na fachada. A distorção desse ângulo base cria um movimento inusitado ao olhar de quem passa. Utilizamos linhas de saliências e jogos geométricos ao longo de todo o perímetro, ressaltando a horizontalidade e criando áreas de sombreamento com jardineiras na fachada.

FICHA TÉCNICA

Nome do projeto: Soul
Tipologia: Residencial Multifamiliar
Cliente: Sol Edificações
Construção: Sol Edificações
Ano do projeto: 2019
Término de construção: 2024
Área construída total: 5.167m²
Localização: Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG, Brasil

EQUIPE

BLOC Arquitetura Imobiliária
Alexandre Nagazawa
Matilde Barros
Bruno Fontes
Bruno Schreiber
Pedro Ludovico
Rosana Leonel

IMAGENS E VÍDEO: Casa Digital
MARKETING IMOBILIÁRIO: 300 Comunicação
DESIGN E DETALHAMENTO DAS ÁREAS COMUNS: Estela Netto Arquitetura e Design
PERSONALIZAÇÃO E DETALHAMENTO DE INTERIORES DAS UNIDADES: Visionera
PAISAGISMO: Forma Garden Arquitetura Paisagística
PLAYGROUND E BRINQUEDOTECA: Suzana Cadaval

O design é realçado por linhas horizontais anguladas em cor clara, intervaladas com superfícies de material terroso cor café. Grandes aberturas com peitoris baixos e esquadrias escuras com vidro translúcido completam o visual, criando uma aparência marcante e acolhedora.

Optamos por recuar a edificação além dos afastamentos frontais obrigatórios, criando um grande jardim contínuo ao longo de todo o perímetro da esquina, que se estende para dentro do nível térreo de pilotis. Fechamentos translúcidos, pé-direito duplo e um paisagismo denso e arborizado promovem uma sensação de amplitude e respiro nas áreas ao nível da rua. Essa abordagem permite maior permeabilidade visual e aumenta a sensação de segurança e acolhimento para os pedestres.

O pé-direito duplo do pilotis foi criado para superar o desnível existente entre os alinhamentos dos lotes, “soltando” a área privativa residencial da base térrea. Isso oferece maior segurança e privacidade às unidades mais baixas, próximas ao nível da rua, ao mesmo tempo em que privilegia a amplitude visual dos pedestres.

Buscamos marcar positivamente a paisagem, respeitando os limites estabelecidos pelo patrimônio histórico. O projeto foi aprovado por unanimidade e elogiado pelo respeito ao entorno e design propositivo, diferenciando e referenciando a nova esquina como um elemento importante para a urbanidade e a comunidade local.