Vista Garden Studios
Uso Misto – Lojas e Studios
A concepção do prédio surgiu a partir dos interessantes e criativos esboços do arquiteto e incorporador Rubens Galizzi Sabino. A ideia de um edifício diferenciado com design escalonado apresentou desafios tanto estéticos quanto técnicos.
Nome do projeto: Vista Garden Studios
Tipologia: Uso Misto – Lojas e Studios
Cliente: Bravo Inc
Construção: Bravo Inc
Ano do projeto: 2021
Término de construção: Em construção
Área construída total: 3.143,61m²
Localização: Brasiléia, Betim, MG, Brasil
BLOC Arquitetura Imobiliária
Alexandre Nagazawa
Matilde Barros
Bruno Fontes
Bruno Oporto
Fábio Oliveira
Fomos convidados a participar desta empreitada sob uma nova perspectiva: como parceiros no desenvolvimento do negócio, aumentando ainda mais nossa responsabilidade no projeto.
O edifício é composto por studios modulados de aproximadamente 35m², alguns simples, outros com terraços descobertos com uma bela vista, e há também duplexes com pé direito duplo, todos com varandas. À medida que o prédio sobe, o escalonamento se acentua com recuos na parte posterior, liberando diversos terraços e criando uma aparência distinta na paisagem. As lojas no térreo e a ausência de gradis, integrando o prédio diretamente com a rua, promovem a interação desejada com os pedestres e a cidade.
A estrutura do prédio se desdobra na fachada em uma grelha exposta, tornando-se um elemento central do design. As varandas se alternam ao longo desta grelha, criando um jogo de luz e sombra junto com as jardineiras instaladas.
O verde dos jardins, presente desde a entrada na calçada, permeia os pilotis e sobe pela fachada, adotando uma estratégia de design biofílico para melhorar a ambiência dos studios e conectar os moradores à natureza, algo escasso neste ponto específico da cidade, esta notadamente repleta de indústrias.
As unidades são abertas e integradas, criando amplitude e evitando a compartimentação excessiva. O pilotis, com terraço, coworking, sala de reuniões, lavanderia e espaço lounge, oferece um ambiente de convivência amplo, funcionando como uma extensão das unidades. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor que atenda às funcionalidades contemporâneas e ao estilo de vida dinâmico dos futuros moradores.